Benigna

Menina Benigna: A primeira beata do Ceará

Escrito por Gilberto Vanderlei

Formado em Publicidade e Propaganda pela UMESP (Universidade Metodista do Estado de São Paulo). Responsável pela comunicação digital do Mensageiro de Santo Antônio.

Nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, ocorreu a cerimônia de beatificação da Menina Benigna, mártir cearense. O evento que deveria ter ocorrido em 2020 foi adiado devido a pandemia e agora finalmente aconteceu.

A celebração contou com a presença do arcebispo Leonardo Ulrich Steiner, que leu a carta apostólica do Vaticano, onde em um trecho dizia:

“Nós, acolhendo o desejo do nosso irmão no episcopado Magnus Henrique Lopes, bispo do Crato, e também dos demais irmãos no episcopado e de muitos fiéis em Cristo, depois de termos ouvido parecer do dicastério para a causa dos santos, com a nossa autoridade apostólica ordenamos que a venerável serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva, jovem leiga, mártir, que observando a palavra de Deus conservou sua vida para defender a sua dignidade de mulher até a infusão do sangue”

Celebração

foto: Diocese de Crato

Quem foi Benigna?

Benigna foi uma jovem muito cristã que perdeu seus pais cedo, mas foi adotada junto a seus irmãos, onde viveram juntos até os 13 anos. Muito dedicada aos estudos, a menina era sempre uma das primeiras de sua classe, sendo seu livro favorito a Bíblia que havia recebido de presente do pároco da cidade.

A menina que amava ler as histórias da bíblia, também agia como uma catequista, espelhando o evangelho entre seus colegas da escola. Ela gostava muito dos animais e participava assiduamente da Eucaristia aos domingos.

Uma menina martirizada

Ainda com seus 12 anos de idade, Benigna começou a sofrer assédio de um rapaz de sua própria cidade, chamado Raimundo Raul Alves Ribeiro mas a jovem sempre o rejeitava. O rapaz inconformado com a rejeição, armou uma emboscada no dia 24 de outubro de 1941. Era comum que após chegar da escola, Benigna fosse buscar água perto de casa, então o rapaz a interpelou e tentou forçar uma relação sexual. Ela que via tal ato como um tipo de ofensa a Deus, resistiu ao rapaz que a golpeou com um facão por diversas vezes, levando assim a morte de Benigna.

“Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sitio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”. – Disse Pe. Cristiano Coelho Rodrigues, mentor espiritual da jovem

A devoção

Marcado com uma cruz, o local onde a jovem foi martirizada passou a receber milhares de pessoas que iam até lá para rezar e pedir intercessão e acender velas. Em 2004, um grupo de leigos resolveu celebrar uma uma missa no local do martírio da menina, em Santana do Cariri. A partir deste ponto, as romarias começaram a crescer até que em 2013 foi dado início ao processo de beatificação.

A primeira Beata do Ceará

Em 2013 a Diocese do Crato recebeu o “Nihil Obstat”, mais precisamente um “Nada impede” do Vaticano, dando luz verde ao processo de beatificação de Benigna. Foi apenas em 2019, entretanto, que o Papa Francisco reconheceu a história de Benigna fazendo dela a primeira beata do Ceará além da quarta Mártir brasileira.

O Complexo de Benigna

48 mil metros quadrados vão abrigar o Complexo de Benigna, espaço com uma estátua da beata, local de oração que deve suportar até 100 mil romeiros da Mártir Benigna Cardoso, além de estacionamento e espaço para ambulantes. O projeto é uma parceria entre Estado e Município em prol do turismo religioso na região. Além disso, também conta com a supervisão da Paróquia Sant’Ana, da diocese de Crato.

Fontes:

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-10/beatificacao-menina-benigna-representante-papa-francisco-crato.html

https://g1.globo.com/ce/ceara/cariri/noticia/2022/10/24/beatificacao-da-menina-benigna-cerca-de-60-mil-fieis-sao-esperados-na-cerimonia.ghtml

https://pt.aleteia.org/2022/05/03/martir-benigna-cardoso-sera-beatificada-ainda-este-ano/

 

Assine

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *