Outubro 2025

Capa Revista Outubro

Rogai por nós

O verbo rogar significa ‘pedir insistentemente e demonstrando humildade; suplicar’, colocando-nos necessariamente na postura daqueles que pedem algo que está além de suas forças. Também pode significar um agradecimento por alguma coisa. Este mês, queremos agradecer por inúmeros benefícios concedidos por Deus. Em especial, demonstramos nossa sincera gratidão ao papa Leão XIV, por ter canonizado os jovens santos Carlos Acutis e Pier Giorgio Frassati, em 7 de setembro.

São Carlo Acutis, o primeiro “santo da geração millennial”, cuja festa é celebrada em 12 de outubro (no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil), lembra-nos que a internet pode ser um importante instrumento de evangelização, desde que utilizado com ética, parcimônia e sabedoria. Para evitar abusos e outros crimes digitais, faz-se necessária a regulação urgente das redes sociais. Esse assunto controverso, porém de grande importância na atualidade, é o tema da coluna “Igreja e Sociedade”.

Em “Testemunhas do Reino”, homenageamos frei Diogo Luís Fuitem, que, infelizmente, nos deixou no início de agosto. Ele foi um dos principais divulgadores da biografia do então beato Carlo Acutis no Brasil. Que seu legado como comunicador, escritor, compositor, evangelizador e seguidor fiel de Jesus Cristo, a exemplo de São Francisco, se mantenha vivo e inspirando várias gerações!

Lembramos que, em 4 de outubro, celebramos nosso querido fundador, São Francisco de Assis, considerado o Patrono da Ecologia e o santo protetor dos animais. Neste ano, comemoramos os oitocentos anos do “Cântico das Criaturas”, também conhecido como “Cântico do Irmão Sol”, de sua autoria. A causa animal é um assunto relevante nos últimos tempos, em especial no Brasil. Um de seus principais expoentes é padre João Paulo Araújo Gomes, da Diocese de Caruaru (PE), que desenvolve um importante trabalho na defesa dos animais. Ele é o personagem da reportagem do mês.

Que os(as) leitores(as) desfrutem esses e os demais conteúdos desta edição, inspirados no convite feito pelo papa Leão XIV para que sejamos evangelizadores, assumindo uma firme posição diante dos desafios da questão ambiental e dos riscos da inteligência artificial.

Que possamos, como São Francisco, acolher nossa finitude, assim como acolhemos os dons que Deus nos concede! E que Maria, a Mãe Aparecida, interceda e rogue sempre por nós!

Frei Pacífico Alves Santos, OFMConv.
Diretor