Jubileu de Brilhante dos Franciscanos Conventuais

fev 29, 2024Assinante, Especial Jubilei de Brilhante, Março 2024, Revistas0 Comentários

Província São Francisco de Assis do Brasil (1949-2024)

Introdução

Segundo o Dicionário Michaelis1, o verbo celebrar (derivado do latim celebrare) significa ‘realizar com solenidade; festejar; cantar, exaltar, glorificar; dizer ou rezar (missa). Em outro sentido, pode significar também trilhar o mesmo caminho, deixando marcas, e, pelo muito pisar, esse ato se torna “célebre”, porque por ali passaram muitas pessoas, que deixaram rastros! Celebrar, portanto, possui um começo e muitos passos para que, ao caminharem, as pessoas se tornem conhecidas, devendo ser observadas desde o início em seus projetos, em seu modo de viver, em sua forma de levar adiante seus planos e seus sonhos.

Essa breve introdução está relacionada com o tema deste artigo e também com minha trajetória de vida. Em 1982, fui designado secretário provincial e, no ano seguinte, fui eleito pelos confrades como primeiro-ministro provincial brasileiro. Assim, tive a ideia de, nos anos de meu secretariado e ministério provincial (1983-1986), entrevistar frei Vitório Valentini, OFMConv. (1908–1996), para que ele nos revelasse como quis se tornar “missionário” no Brasil e como foi o início de suas atividades no País.

Na ocasião, enquanto eu fazia as perguntas a frei Vitório, frei Lauro Diogo Apolinário ia datilografando as respostas do referido frade com maestria e rapidez. Posteriormente, tive a paciência e o cuidado de guardar esse material e publicá-lo no Boletim da Província São Francisco de Assis OFMConv, a partir de dezembro de 1982. Após algumas dificuldades iniciais do provincialado, retomei essa atividade no ano seguinte.
A partir da próxima edição, meu objetivo é compartilhar com os leitores de O Mensageiro de Santo Antônio esse rico conteúdo. Espero que apreciem as narrativas incríveis, por vezes hilariantes, daqueles tempos iniciais de nossa Família Franciscana no Brasil (que eu ousaria chamar de os Fioretti Francescani Brasiliani)!

Uma excelente leitura a todos!
Paz e bem!

 

Nota

1 Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=celebrar. Acesso em: jan. 2024.

Autor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *