Editorial: Na luta pelos Irmãos “E o Senhor me deu Irmãos” (Testamento de São Francisco)

mar 30, 2023Abril 2023, Assinante, Editorial, Revistas1 Comentário

Um dos pontos mais fortes da espiritualidade franciscana é a fraternidade. Esta se constitui em reconhecer o outro como irmão, como próximo. Em março, nosso diretor, frei Wilmar Villalba Ortiz, fez a sua Páscoa e foi ao encontro d’Aquele que amou e para o qual se entregou ao longo de toda a sua existência. Frei Wilmar tinha uma capacidade gigantesca de reconhecer os outros como irmãos, vivendo e partilhando sua vida com alegria e liberdade.
É impossível, nesta edição, não fazermos memória a esse grande frade menor, que nos ajudou a encontrar, em seus textos e em seu trabalho, o rosto de Jesus nos mais necessitados, e expor diante de todos as feridas e as contradições de nossa sociedade. Esse irmão nos deixou seu legado e marcou a nossa história. Que sejamos sempre fiéis a esse compromisso que ele assumiu com os pobres e mais necessitados, partindo sempre do Evangelho de Nosso Senhor e do carisma franciscano.

Sendo assim, o caminho do Evangelho é perceber que a necessidade dos irmãos também é nossa. Neste mês, a reportagem apresenta-nos uma questão antiga e, ao mesmo tempo, sempre nova: a luta pela reforma agrária. Quando abordamos esse tema, nosso pensamento costuma se dirigir à Região Nordeste de nosso país; no entanto, vamos conhecer uma luta mais próxima do que imaginamos. Aqui mesmo, em São Paulo, grande metrópole, nós nos aproximamos do distrito de Perus, onde vamos encontrar testemunhos belíssimos de pessoas que até hoje se empenham para conseguir seu “pedaço de terra”. Que esses relatos sejam para nós energia e movimento para que possamos viver o Evangelho do Senhor. Não nos deixemos distrair por ideologias políticas, mas voltemos nossos pés e nossos corações para o essencial: a vivência e o seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo. Esse é nosso ideal e nosso projeto de vida. Que possamos aprender, para além de nossos preconceitos, a ver Jesus no rosto do(s) irmão(s).

Na seção “Igreja e Sociedade”, o autor aborda a tragédia no Litoral Norte de São Paulo, ocorrida em fevereiro, provocada pelas fortes chuvas de verão. Nossa solidariedade a toda a população da região! Que as autoridades competentes adotem as medidas necessárias para serem evitados outros eventos climáticos como esse! A coluna “Theoblog” faz-nos um convite para refletirmos sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2023, que trata da fome, problema sem solução mesmo nos dias atuais! Como atitude prática, é preciso partilhar “pão, misericórdia e compaixão”, segundo palavras de padre Zezinho! Em “A Igreja em Renovação”, apresentamos uma análise resumida sobre os dez anos de pontificado do papa Francisco, que segue firme em sua missão de reconstruir a Igreja, apesar de alguns contratempos dentro e fora da instituição. Esses e outros assuntos pertinentes e atuais estão presentes nesta edição. Aproveitem a leitura!

Gostaria também de agradecer aos assinantes que contribuíram e que continuam contribuindo com a nossa campanha para que possamos manter a nossa revista! Que Deus os abençoe e que Santo Antônio interceda por todos nós! Peço humildemente que rezem por mim, para que Deus me capacite e me dê forças para continuar seguindo Seu Filho Jesus nas pegadas deixadas pelos irmãos. “O Senhor me deu Irmãos!” Paz e Bem!

Autor

1 Comentário

  1. clemoco48

    Paz e Bem! Parabéns, que o Espírito Santo te ilumine e proteja neste desafio novo, Frei Pacífico, um abraço fraterno!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *