Em 2024 e 2026, nós, da Família Franciscana espalhada pelo mundo, seremos privilegiados por podermos celebrar vários jubileus que mexem com nossa realidade, pois as comemorações do passado nos levam a pensar na responsabilidade de nosso presente como semente de esperança e amor em relação ao futuro. Essa continuidade desafia os tempos, buscando na fidelidade e na criatividade levar à frente, em número e qualidade, os seguidores dos ideais do fundador e de seus primeiros discípulos.

Recentemente, em 29 de novembro, celebramos os oitocentos anos da aprovação da Regra Franciscana, feita pelo papa Honório III (1148-1227) em 1223. Em 2023, recordamos também os oitocentos anos da criação do presépio, feito por São Francisco de Assis (1182-1226), na pequena cidade de Greccio, na Itália.

Em julho, o papa Francisco (1936-) concedeu a possibilidade de todos os fiéis obterem a Indulgência Plenária a partir de 8 de dezembro de 2023 (Solenidade da Imaculada Conceição), até 2 de fevereiro de 2024 (Solenidade da Apresentação do Menino Jesus no Templo). Essa é uma ocasião muito propícia de renovação de vida cristã; para os frades, é uma oportunidade de viver e testemunhar a misericórdia infinita de Deus Pai para com todos os Seus filhos, chamando-os a trilharem pelos mesmos caminhos do perdão e da paz! Compromisso inadiável para os tempos que estamos vivendo!

Em 2024, teremos mais uma comemoração, digna de ser lembrada e celebrada: a Província São Francisco de Assis, dos Frades Menores Conventuais, responsável também pela revista O Mensageiro de Santo Antônio, completa 75 anos de fundação; quer dizer, celebra seu Jubileu de Brilhante! Em 1949, ela foi plantada aqui no Brasil, mais especificamente no Parque das Nações, em Santo André (SP), qual sementinha frágil e pequena.

Os pioneiros da fundação da Província São Francisco de Assis, em janeiro de 1949, foram frei Vitório Valentini (1908-1996), sacerdote; e frei Marino Temporin (1921-2009), religioso. A eles, uniram-se, seis meses depois, frei Luciano Biasio (1922-2002), sacerdote; e frei José Caruso (1908-1976), sacerdote. Esses frades trouxeram ao Brasil o jeito franciscano de ser missionário. Atualmente, a Família Franciscana é responsável por alguns serviços de evangelização, cuja localização está apresentada a seguir:

Colégio Franciscano Seibo, voltado inicialmente para imigrantes japoneses, hoje é aberto a pessoas de todas as etnias, localizado em Mogi das Cruzes (SP).
Instituição Cidade dos Meninos Maria Imaculada, obra social, localizada no Parque Novo Oratório, em Santo André (SP).
Milícia da Imaculada, responsável pelo rádio, pela TV e pela imprensa, localizada no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo (SP).

Importa destacar que a Província São Francisco de Assis, localizada em Santo André (SP), é responsável por doze igrejas, situadas em diversos lugares do País:

  • Casa de Retiros São Francisco de Assis (CARESFRAS), BR 277, km 114,5, em Campo Largo (PR).
  • Oratório Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe, no Riacho Grande, em São Bernardo do Campo (SP).
  • Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito (com o Santuário-Gruta de Bom Jesus de Patamuté), em Curaçá (BA).
  • Paróquia Exaltação da Santa Cruz, em Ubatuba (SP).
  • Paróquia Maria Imaculada, no Parque Novo Oratório, em Santo André (SP).
  • Paróquia Nossa Senhora da Paz, no Bairro da Paz, em Salvador (BA).
  • Paróquia São Francisco, no Jardim Pérola, em Santa Bárbara d’Oeste (SP).
  • Paróquia São Francisco de Assis, em Cascavel (PR).
  • Paróquia São João Batista, na Vila Sandra, em Curitiba (PR).
  • Paróquia São Maximiliano Kolbe, na Vila Lavínia, em Mogi das Cruzes (SP).
  • Paróquia São Pio X, na Vila Pantaleão, em Caçapava (SP).
  • Santuário Senhor do Bonfim, no Parque das Nações, em Santo André (SP).

Autor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *