Editorial: “Martelo dos hereges?”

maio 31, 2024Editorial, Junho 2024, Revistas0 Comentários

Um dos títulos mais intrigantes de Santo Antônio de Lisboa e Pádua é martelo dos hereges. Quando observamos a imagem do santo debruçado sobre a Sagrada Escritura e cuidando carinhosamente do Menino Jesus de forma eterna e generosa, é difícil associá-lo com um “martelo dos hereges”. De fato, esse título faz referência a sua pregação eficaz e autêntica contra aqueles que trazem confusão ao seguimento a Jesus Cristo e Seu Evangelho. Dessa forma, ainda hoje, ele continua sendo uma seta que nos indica o caminho, a verdade e a vida que é Jesus. Assim, como devotos de Santo Antônio, queremos vivenciar a experiência de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os que precisam ouvi-lo e, ao mesmo tempo, denunciar aqueles que distorcem e deturpam esse mesmo Evangelho.
Podemos fazer um paralelo entre Santo Antônio e o papa Francisco, que, em 2023, completou dez anos à frente do trono petrino. Na seção Igreja e Renovação, apresentamos uma das questões atuais prioritárias para o pontífice (desde o início de seu pontificado), que é o enfrentamento de casos de pedofilia na Igreja Católica, a partir de uma lista de novidades propostas por ele para combater esses abusos.

Na coluna Igreja e Sociedade, trazemos o mais recente documento do papa Francisco, a Declaração Dignitas infinita: sobre a dignidade humana, publicado em março de 2024, com a qual ele pretende reafirmar e esclarecer o significado da dignidade da pessoa humana na vida social.

Nesta edição, esse princípio está presente em vários artigos, em especial na Reportagem, que aborda a figura de Madre Maurina, franciscana presa e torturada durante a ditatura
civil-militar no Brasil, cujo centenário de nascimento é comemorado em 2024. Mesmo nos dias atuais, sua história é sinônimo de denúncia e resistência, um legado em defesa da dignidade humana, da democracia.

No entanto, sabemos que, para manter uma atitude de anunciar e denunciar, muitas vezes, precisamos de auxílio das demais pessoas, pois nada fazemos sozinhos. No movimento da vida, reside o segredo do divino e todas as criaturas estão interligadas, “como se fôssemos um”. Por isso, sejamos cristãos autênticos, não somente de “fachada”.
Nesta edição, em virtude das comemorações da festa do nosso querido Santo Antônio, os assinantes receberão um pequeno Devocionário Antoniano, para que possam, com sua oração, intensificar sua disposição de viver o Evangelho. Aproveitem os demais conteúdos da revista, que convidam todos a refletirem sobre os desafios e as conquistas da Igreja Católica na atualidade.
Por fim, queremos prestar nossa solidariedade e dedicar nossas orações aos irmãos gaúchos, afetados pelas terríveis enchentes que vêm devastando o Rio Grande do Sul desde o fim de abril, causando um rastro de destruição e morte! Faz-se necessária a adoção de medidas urgentes pelos governos (federal e estaduais), para prevenir e evitar outros eventos climáticos de mesma intensidade no País!

Uma boa leitura a todos!

Autor

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *