Editorial: Capazes de ver além

mar 6, 2023Editorial, Março 2023, Revistas1 Comentário

Entre as várias espécies que habitam nosso planeta, os seres humanos possuem uma capacidade peculiar, que os difere dos demais seres: dar significado a todas as coisas, inclusive à própria vida. Significamos, ressignificamos, escolhemos, rejeitamos. Um dos aspectos mais fascinantes é nossa faculdade de procurar soluções para nossas fragilidades. Incentivada principalmente pelos avanços científicos, a humanidade deu passos gigantescos ao longo dos tempos. Com isso, doenças outrora comuns e fatais começaram a ser tratadas devidamente, e vacinas, remédios e até saneamento básico colaboraram para o aumento da expectativa de vida de muitas pessoas. Tudo isso apesar de, muitas vezes, enfrentarmos fortes resistências de alguns grupos obscurantistas, como observamos recentemente no caso das vacinas contra a Covid-19, cujo negacionismo de muitos trouxe consequências desastrosas a grande parte da população (especialmente aqui no Brasil).

Com base nessa realidade, a reportagem deste mês, da jornalista Karla Maria, enfoca os benefícios da Cannabis medicinal e seu crescente uso no Brasil e no mundo, a partir do caso do menino Ryan, que utiliza o canabidiol (com ótimos resultados) para controlar suas crises de epilepsia. Proibida no País, essa medicação é importada a um custo altíssimo, o que inviabiliza a grande maioria dos tratamentos. Por isso, famílias e associações têm entrado na Justiça solicitando autorização para a produção do medicamento (desde o cultivo até a feitura do óleo). Infelizmente, os debates sobre sua legalização vêm avançando pouco.

É importante ressaltar que os remédios à base de Cannabis têm sido bastante eficazes em tratamentos terapêuticos de diversas doenças e síndromes. Confiram essa reportagem sobre esse tema tão complexo e essencial!

Na seção “Igreja e Sociedade”, o professor Francisco Borba discorre sobre os principais desafios do Brasil atual: a desinformação e o extremismo. Em momentos de grande ebulição política, é preciso discernimento para encarar e driblar os conflitos.

A partir deste número, apresentamos a seção “Catequese em Ação”, em que o autor, padre Paulo Dalla Dea, vai abordar esse tema de forma didática. Seja bem-vindo a nossa equipe!

Que esses e os demais artigos, elaborados com maestria por nossos articulistas, continuem inspirando, informando e atualizando os leitores!

Informamos que, em fevereiro, dois integrantes da equipe de O Mensageiro de Santo Antônio tiveram problemas de saúde, o que acarretou um atraso na finalização da edição de março da revista.

Pedimos desculpas pelo fato e reiteramos nosso compromisso de sempre levar a vocês e suas famílias um conteúdo de formação e informação.
Desde já, agradecemos a compreensão!

Uma excelente leitura a todos!
Paz e bem!

Autor

1 Comentário

  1. Cleber Moreira Corrêa

    O Amor misericordioso, o tenha recebido em sua nova morada, Frei Wilmar!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *